Reprodução- Site Prefeitura de Ariquemes
A abertura do Outubro Rosa foi realizada na sexta-feira, 07 de outubro, na Praça da Vitória. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsau) passa a realizar ações tendo como público-alvo a comunidade ariquemense, instituições de ensino superior e demais instâncias públicas e privadas.
O câncer de mama é um grande problema de saúde pública no Brasil, sendo a neoplasia de maior incidência e mortalidade entre as mulheres. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maior a chance de sobrevida das mulheres, e os tratamentos serão mais eficazes, resultando em uma menor morbidade e, consequentemente, em melhor qualidade de vida.
Considerando a importância da detecção precoce e o fomento da prevenção em saúde, surge a Atenção Primária/ESF como porta de entrada dos serviços, tanto no que se refere ao apoio à família quanto garantindo medidas de prevenção como: incentivar o autoexame, realizar visitas às famílias, ofertar exames de mamografia e Papanicolau, dentre outras atribuições pertinentes à Atenção Básica em Saúde.
Objetivos:
Ações temáticas para o mês de outubro.
Durante o mês de outubro os monumentos e espaços públicos de Ariquemes serão iluminados na cor rosa como um ato simbólico e para divulgação da Campanha, sendo realizada da mesma forma no mês de novembro com a cor azul.
As UBS receberão materiais informativos como folders a fim de realizarem educação em saúde nas salas de espera onde os profissionais irão aproveitar o público presente na unidade para orientá-los e sensibilizá-los.
No período de outubro e novembro serão realizadas ações noturnas nas Unidades Básicas de saúde, com o propósito de atender a população que trabalha em horários que inviabilizam a procura dos serviços de saúde, sendo uma adequação necessária para a obtenção de sucesso nos meses de fortalecimento das ações.
Foram firmadas parcerias com algumas empresas de Ariquemes que possuem um número considerável de funcionárias (e funcionários, no mês de novembro) para que as ações de saúde fossem realizadas em loco, no próprio local de trabalho, oportunizando assim condições para os servidores cuidarem de sua própria saúde.