Partilhe esta Página

 

 

 

 



Total de visitas: 7152
POR DENTRO DO ASSUNTO
POR DENTRO DO ASSUNTO

 

 

                                                    ELEIÇÕES 2016

 

E aí já escolheu o seu candidato? Ainda não?! Você tem apenas 38 horas para analisar as propostas e votar consciente.

 

Muita gente não sabe a importância que tem o  voto, e acaba por desperdiçar a oportunidade de escolher consciente quem irá administrar e supervisionar os serviços públicos da sua cidade nos próximos 4 anos, isso mesmo “4 ANOS”, parece pouco, mas não é, por isso é tão importante procurar saber quem são os candidatos, a idoneidade e as propostas de cada um, pois são eles que cuidarão do local onde você escolheu para morar, e acredito eu, que você queira alguém de confiança e capacitado não é mesmo? Então analise com atenção e escolha aquele que desempenhará da melhor maneira possível a sua função .

 

Você ainda jovem e que vai votar pela primeira vez, no entanto não sabe qual a função de cada um; vou te explicar;

 

Prefeito

O prefeito é o chefe do Executivo municipal, ou seja, a principal autoridade política do município. Cabe a ele administrar os serviços públicos locais, decidindo onde serão aplicados os recursos provenientes dos impostos e dos repasses do estado e da União, quais obras devem ser executadas e programas a serem implantados. Também é função do prefeito sancionar e revogar leis, vetando propostas que sejam inconstitucionais ou não atendam ao interesse público.

 

Vice-prefeito

O vice-prefeito é o segundo na hierarquia do Executivo municipal. Caso o prefeito precise se ausentar por motivo de viagem, licença, ou tenha o mandato cassado, quem assume as funções do titular é o vice. Enquanto o prefeito está em exercício, o vice deve auxiliar na administração, discutindo e definindo em conjunto as melhorias para o município.

 

Vereador

Ao vereador cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo – no caso, o prefeito. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município. Entre essas leis, está a Lei Orçamentária Anual, que define onde deverão ser aplicados os recursos provenientes dos impostos pagos pelos munícipes. Também é dever do vereador acompanhar as ações do Executivo, verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais.

 

A melhoria começa por você! Sabendo analisar e escolher quem melhor se adequa ao cargo, então no próximo domingo dia 2 de outubro faça o seu papel de cidadão VOTE CONSCIENTE.

 

Maiores informações acesse o site do nosso Estado

https://www.tre-ro.jus.br/