Criar um Site Grátis Fantástico




Partilhe esta Página

 

 

 

 



Total de visitas: 6772
Identidade Móvel Virtual
Identidade Móvel Virtual

 

REPRODUÇÃO:http://olhardigital.uol.com.br

01/10/2016 19H00

Quem é você? Ou melhor, o que garante que você é você mesmo? Pelo menos aqui no Brasil, em pleno século 21, o que confirma sua identidade ainda é um documento de papel que não pode ser plastificado. Tanto faz, RG ou Carteira de Habilitação; é um papel. E, para piorar, até o número dele pode ser repetido, já que o sistema não é unificado, cada estado tem sua numeração. Então se o seu RG for tirado na Bahia, por exemplo, nada impede que haja um outro, com mesma numeração no Paraná.. Enquanto cartões e até o dinheiro já podem ser substituídos por um elemento digital graças aos avanços tecnológicos dos nossos smartphones, nossos documentos de identificação continuam presos no passado. Mas uma luz no fim do túnel diz que, algum dia, passaremos a usar somente documentos digitais (e legais), direto no smartphone.

Pra gente explicar o que está acontecendo, antes é preciso lembrar que toda essa tendência de mobilidade que a gente vive hoje vai muito além dos nossos smartphones e seus aplicativos. Essa história tem tudo a ver com mais facilidade e conveniência para o nosso dia a dia. A Identidade Móvel, embarcada no smartphone, foi apresentada recentemente por uma empresa norte-americana que já fornece credenciais avançadas e seguras para alguns governos como, por exemplo, o Green Card nos Estados Unidos, o RG na Angola e até o passaporte Irlandês.

A proposta ainda está em fase de desenvolvimento e negociação com alguns governos mundo afora - nada por enquanto no Brasil. Mas a ideia é que a Identidade Móvel Virtual possa ser usada da mesma forma que o documento tradicional, seja para verificar a idade do sujeito, para servir como licença de motorista ou até para realizar voos domésticos.

 

Para usar a Identidade Móvel, o cidadão que já tem um documento de papel terá que preencher um formulário online e tirar uma foto no próprio celular. Depois é só enviar o cadastro para a validação de um órgão responsável. Assim que as informações forem checadas, o usuário receberá um código de validação por e-mail para começar a usar o aplicativo que contém sua identidade digital. Até mais do que comodidade, uma grande preocupação da identidade móvel está ligada à proteção da privacidade de cada indivíduo.

A transmissão dos dados entre o smartphone do usuário e o dispositivo das autoridades será sempre via Bluetooth. O algoritmo embarcado no aplicativo da Identidade Móvel foi desenvolvido de maneira inteligente e é capaz de saber quais informações devem ser transmitidas em cada tipo de situação. Os dados dos cidadãos somente poderão ser vistos pelo smartphone do oficial, agente ou autoridade que os estão validando.

Mas, e se alguém roubar seu celular, vai poder se passar por você? Não é bem assim; a Identidade Móvel validada por um governo terá a mesma função de um documento tradicional. Não significa que só porque alguém tem seu RG em mãos que é possível se passar por você, certo? A garantia de segurança que a empresa que desenvolveu a aplicação dá é uma tecnologia patenteada chamada Seos, uma plataforma de criptografia de altíssima segurança originalmente desenvolvida para smartphones servirem como autenticadores para acesso físico em empresas, residências e até quartos de hotel.

Ainda deve demorar um pouco, é verdade. Mas, pode apostar, um dia nosso smartphone também será nosso RG, CPF e até Carteira de Motorista. Vai ser ótimo e realmente muito prático. A gente só vai precisar ter cuidado para não virar em um “Zé Ninguém” quando a bateria acabar.

 

 

Reptodução-: http://olhardigital.uol.com.br/